Lisbon trams

20 de maio de 2016





Uma das coisas que toda a gente que não é de Lisboa quer ver (e andar) são os eléctricos. E nunca tinha pensado muito nisso até ter ouvido há umas semanas que Lisboa era a última cidade da Europa a ter eléctricos antigos nas estradas - não sei se esta informação é verdade e não consegui encontrar referências fidedignas.

Mas lembro-me de, quando estava na faculdade, ter feito um loooongo passeio com umas colegas pelo eléctrico 28 e, infelizmente, foi a última vez que o fiz. Culpa-se o trabalho, culpa-se a falta de tempo, culpa-se o trânsito... Contas feitas, já passaram 10 anos. Numa outra vez tentámos andar num autocarro de dois andares mas desistimos quando não conseguimos negociar com o condutor um valor inferior a 12€ para cada uma. Este desejo foi resolvido há uns meses na festa do It Blogs quando andei num autocarro por Lisboa. Desejo turístico #1. Yey!

A verdade é que os eléctricos são dos símbolos mais icónicos de Lisboa e vai ser uma pena no dia que sejam abolidos por mais que, às vezes, me irritem no trânsito pela sua lentidãããão. Na semana passada, em pleno temporal, eu e a Miranda ficámos presas no Largo Camões no meio de um maralhal de carros às buzinadelas porque um eléctrico avariou a contornar o largo. E comentámos o facto de, eventualmente, o seu fim estar para chegar.

Só em laia de curiosidade, no seu auge, nos anos 50, a rede de eléctricos lisboeta tinha um total de 76km de rede. Hoje em dia, sobram apenas 26km que são percorridos pelos últimos 5 eléctricos que ainda se mantêm activos. Para quem gosta destas coisas, o Museu da Carris, em Alcântara, tem informações interessantes e podem ver antigos modelos que já se encontram aposentados e a descansar em paz. Ámen.













I was wearing: Colete, Boohoo.com; Top e mala, Primark; Jeans, Salsa; Sunnies, Aldo Shoes; Botas, Stradivarius.

Fotografias tiradas por Faz de Conta Fotografia.

3 comentários

  1. Olá! Eu estudei em Lisboa e nessa altura nunca andei de eléctrico (shame on me)! Agora quando vou matar saudades da cidade não perco uma voltinha! A minha filhota de quase 5 anos já é fã também, e do ascensor da glória então nem se fala! Para a semana estarei por aí de novo, numas mini-férias! Estas fotos, exceptuando as dos eléctricos em andamento, foram todas tiradas no museu da carris? Aquelas em que parecem eléctricos abandonados na rua? Que spot maravilhoso para uma sessão fotográfica!! E, já agora, o que recomenda por Sintra (além da Quinta da Regaleira e do palácio da pena)? Já que é lá que vou ficar desta vez... Bjinhos da fã de Leiria ;) http://ameninaconta.photography/

    ResponderEliminar
  2. Adorei as fotos babe! E gostei de saber o que escreveste :)

    MY KIND OF JOY

    ResponderEliminar
  3. No Porto ainda existem eléctricos antigos também a funcionar ;)

    ResponderEliminar

Latest Instagrams

© the styland. Design by Fearne.