Golden flowers

15 de janeiro de 2016



No outro dia, para desenrascar a minha amiga Marta maquilhadora (que me maquilha desde que tínhamos 16 anos), fui fazer umas maquilhagens numa festa. Ora, eu não sei maquilhar - pelo menos, as outras pessoas. Muitas Editoras de Beleza foram maquilhadoras, mas outras não. Outras escrevem sobre beleza porque, como é o meu caso, são apaixonadas por esta ferramenta de empowerment que é a maquilhagem e todo o universo da cosmética.

E eu sei maquilhar-me a mim, conheço bem o meu rosto, sei tirar partido dele, sei como acentuar certos traços e ângulos e salientar o que mais gosto, como os olhos. Mas maquilhar outras pessoas é todo um processo que já não é a minha praia. Posso desenrascar, é verdade, mas não é algo que eu faça com tanta confiança assim. Antes de ir, fizemos um refresh de memória no atelier dela mas passámos mais tempo a rir com a minha falta de jeito para segurar o pincel de forma correcta ou esbater suavemente sem a cegar. Isto não vai correr bem, disse ela.

Mas correu. Porque quando cheguei ao sítio, simplesmente ouvi o que as raparigas queriam. Umas disseram que gostavam mais de destacar o olhar, ou torná-lo mas alongado, outras queriam mesmo era uma pele completamente matificada, outras queriam esconder as borbulhas. E ao invés de estar a tentar seguir regras, simplesmente segui a minha intuição e, mediante o que elas gostavam, fiz como faria se fosse para mim. No final, ver os seus rostos felizes enquanto se olhavam ao espelho foi o suficiente para perceber que o meu trabalho ali tinha sido bem sucedido.

E são estes pequenos momentos que me mostram como a maquilhagem é uma arma de auto-estima incrível que trabalha mais o interior que o exterior. Todas estas fotografias de hoje foram feitas num registo mais suave do que costumo usar porque é exactamente essa a mensagem que gosto de passar: podemos brincar com as cores e sermos quem quisermos, não temos que seguir as regras, não temos que nos agarrar apenas a um visual e não temos que ser politicamente correctas no que toca a maquilhagem. Todos os produtos usados são L'Oréal Paris e a tiara dourada que tenho na cabeça é da nova coloração Olia Bronze de Garnier porque, finalmente, os castanhos dourados (como o meu e que agora vou retocar) são cool.
 









3 comentários

  1. Gira, gira, gira. Esse registo mais suave também te fica tão bem! Tenho o mesmo problema que tu - lá no teatro pedem-me para fazer a maquilhagem do pessoal e é ver-me tipo barata tonta. Mas lá me desenrasco! :)

    Jiji

    ResponderEliminar
  2. As fotos estão super giras <3

    ResponderEliminar
  3. So beautiful Helena :)

    ResponderEliminar

Latest Instagrams

© the styland. Design by Fearne.