Daily makeup

10 de novembro de 2015


A minha rotina diária é muito simples q.b, dado que raramente saio de casa sem nada. Nem que seja só para ir ali ao supermercado meto, no mínimo dos mínimos, máscara e corrector. Não é para os outros - é mesmo para mim própria. Eu sei que muitas de vocês se maquilham no carro durante o caminho para o trabalho/faculdade mas, por favooor, parem de fazer isso e dêem a vocês próprias meia hora para se sentarem com calma e saírem de casa no vosso melhor. Isto vai ser o pontapé de saída para o vosso dia, acreditem.

A primeira coisa que eu faço é colocar eyeliner. Não uso sempre preto, há dias que alterno com cinzentos e castanhos mas, para mim, o eyeliner (ou o lápis para quem não se sentir muito confiante com liners líquidos) é a base da makeup e é basicamente o que vai dar forma aos olhos.

Enquanto deixo o eyeliner secar, passo para as sobrancelhas e gosto de aplicar lápis para preencher as falhas e deixá-las direitas. Mais tarde hei-de fazer um post só focado no trabalho com sobrancelhas mas uso um lápis próprio da wiñk.


Vou então trabalhar os olhos com sombras. Tenho usado a palette dos Nude da Maybelline porque tem uma gama de cores que funcionam bem no dia-a-dia e são confortáveis de usar ao longo das horas. Gosto de esfumar e de aplicar castanhos e beijes para abrir o olhar.

Após trabalhar as pálpebras superiores, gosto de fazer um contorno muito suave no canto exterior da linha de água, so mesmo para criar uma ligação com o risco do eyeliner e fazer com que os olhos pareçam maiores. Faço esta pequena linha com um pincel próprio achatado e com uma sombra castanha. O ideal será baterem ao de leve com o pincel na sombra e darem pequenas pancadinhas na linha de água para fixar um pouco de cor.

Passo então para as pestanas e nunca, nunca, nunca apliquem máscara sem 10 segundos de curvex antes. No outro dia, a Sara Cabido dizia-me que nunca enrolava as pestanas porque dava muito trabalho. São só 10 segundos em cada olho e a diferença é enorme. O meu favorito é este da Tweezerman que tem uma espécie de uma almofada que não parte nem estraga as pestanas.

Só quando tenho os olhos finalizados é que passo para os correctores - isto para evitar acidentes ou que caiam resíduos de sombra na pele e me estrague toda a correcção. Eu, pessoalmente, aplico correctores nas zonas do rosto onde tenho mais marcas. E aplico o corrector depois da base. 

Depois dos correctores, escureço as zonas que quero disfarçar. Tenho usado este Face Contour Duo da Sephora mas apenas uso a parte castanha porque o iluminador é muito escuro para mim. Mas, para quem tem pele mais escura, este stick funciona bastante bem para fazer contornos e iluminação.

Vou então aos iluminadores e as zonas certas a iluminar são, como a foto mostra, testa, cana do nariz, linha das maçãs do rosto, queixo e linha dos lábios. São as zonas do rosto onde a luz já bate naturalmente e que, deste modo, devemos destacar para criar brilho e uma tez saudável. Eu, pessoalmente, gosto também de aplicar nos sulcos nasogenianos mas é um hábito meu.

Quando já tenho os contornos feitos, passo uma camada de pó translúcido ou matificante para fixar tudo. Tenho usado este da Couleur Caramel e é um pó suave e que, além de já dar alguma cor ao rosto, fixa-se como uma segunda pele.

Descobri este pó da Essence há pouco tempo e é muito interessante. Para quem não gosta de fazer contornos com o lápis porque tem medo de ficar a parecer um palhaço, este é um pó próprio para isso porque ilumina as maças do rosto e, ao mesmo tempo, cria uma linha de contorno.

Nunca, mas nunca, esqueçam de aplicar um blush porque vai dar um up aos contornos e deixar tudo com uma aspecto natural. Quase como se tivéssemos o dia todo um rubor saudável na pele.

No fim, e antes de sair de casa, aplico o batom. Hoje, estou a usar este gloss de CK One Color. Dá apenas brilho e, acima de tudo, não é colante nem pegajoso. Deixa os lábios preenchidos e brilhantes.

Voilá, super natural e saudável. E é este o objectivo da maquilhagem - realçar os nossos traços naturais. Há dias em que puxo mais aos olhos, que uso batons coloridos ou que brinco com sombras e cores, é tudo uma questão de estado de espírito. 


4 comentários

  1. Gostei muito do post, bastante elucidativo. As minhas rotinas diárias também não são muitas, mas o básico sim e sempre: BB Cream, máscara, corrector de olheiras, sombra e blush.
    Parabéns mais uma vez pelo post!
    Beijinho,
    Mafalda

    http://cucasandcookies.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Adorei as dicas e o resultado ficou mesmo natural. Não gosto de ficar artificial como outras bloggers que fazem makeup, acho que deixo de ser eu própria.
    Beijinho
    Sofia

    ResponderEliminar
  3. Onde é que eu arranjo esse pó da Essence de que fala?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho muita sorte com as minhas pestanas. São longas e muito curvadas pelo que me basta uma boa máscara que promova a curvatura e está feito!
    Meia hora de manhã dá para secar o cabelo, lavar os dentes e maquilhar! :D
    Ficar presa ao espelho por meia hora é capaz de me arruinar o humor para o dia inteiro.

    ResponderEliminar

Latest Instagrams

© the styland. Design by Fearne.